Projeto de inclusão digital no campo concorre a prêmio nacional



O projeto Territórios Digitais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está concorrendo pela primeira vez ao prêmio ARede de Inclusão Digital, promovido pela revista ARede. O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar os melhores projetos do País que envolvam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a inclusão social.

O Territórios Digitais - projeto de inclusão digital criado especificamente para o meio rural - concorre na categoria Setor Público, modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A premiação será realizada nesta segunda-feira (31), às 19h, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (SP).

Participam da solenidade representantes de organizações da sociedade civil organizada, do governo e de empresas. O prêmio, que recebeu 230 inscrições este ano, procura dar visibilidade a iniciativas na área de inclusão digital, estimulando a formulação de políticas públicas e fortalecendo iniciativas que recebem apoio do setor privado.

“A Revista ARede vem se consolidando como publicação de referência em inclusão digital no País e o prêmio não é diferente. Estamos muito felizes em participar e poder divulgar nosso trabalho”, diz Rossana Moura, coordenadora do Territórios Digitais e consultora do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/ MDA).

Concorrem ao prêmio iniciativas brasileiras nas áreas de internet, rádio, vídeo e outros meios multimídia, desenvolvidas por organizações da sociedade civil, governos de todas as esferas, fundações, institutos e empresas.

Além da premiação em cada uma das categorias, será escolhido na ocasião a Personalidade do Ano, homenageando profissionais que tenham se destacado no avanço da inclusão digital no Brasil. As categorias para premiação são: Educação, Setor Privado (Capacitação, Desenvolvimento de Conteúdo, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Serviços aos usuários), Setor Público (Capacitação, Desenvolvimento de Conteúdo, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Serviços aos usuários, Sustentabilidade e Gestão), e Terceiro Setor (Acessibilidade, Capacitação, Desenvolvimento de Conteúdo, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Serviços aos usuários, Sustentabilidade e Gestão).


Territórios Digitais

O projeto Territórios Digitais foi criado em 2008. O objetivo é levar capacitação e inclusão digital para o campo por meio das Casas Digitais, que são estruturas instaladas nas áreas selecionadas com computadores, conexão, além da capacitação, tudo isso em conjunto com os parceiros locais, estaduais e federais, com ampla participação das comunidades alcançadas.

As ações são realizadas em territórios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) incluídos no programa Territórios da Cidadania e já há 108 Casas Digitais distribuídas pelo Brasil. “Agora, nossa atuação passa a ter foco também nas áreas prioritárias do plano Brasil Sem Miséria”, conta Rossana.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



31/10/2011 11:32


Artigos Relacionados


Ministério anuncia projetos selecionados para inclusão digital no campo

Secretaria de Inclusão Digital estuda medidas para levar tecnologia ao campo

Projeto do Detran concorre ao prêmio e-Gov 2012

Projeto do Ministério das Cidades que apoia uso de bicicletas concorre a prêmio internacional

PM usa música em projeto de inclusão digital

Unesp: Projeto de inclusão digital em Marília