Projeto exige estudos prévios para construções em encostas



Visando evitar tragédias como a do início do ano - quando dezenas de pessoas morreram após os deslizamentos de terra ocorridos em Angra dos Reis -, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) apresentou um projeto de lei que exige a realização de estudos geológicos, geotécnicos e topográficos antes da construção de qualquer edificação localizada em encosta.

Para criar tal exigência, o projeto (PLS 4/10) altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, mais conhecida como Estatuto da Cidade.

Ao defender a medida, o senador observa que tragédias como a de Angra dos Reis são provocadas por fatores como excesso de chuvas, ocupação desordenada do solo urbano e falta de estudos geológicos, geotécnicos e topográficos apropriados. Além disso, ele ressalta - citando avaliação de um especialista - que há "uma histórica falta de monitoramento e manutenção das encostas por parte do poder público".

A proposta tramita desde quarta-feira (4) na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado. Depois da CI, o texto será examinado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) da Casa, onde receberá decisão terminativa.



05/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Batista protesta contra criação de unidades de conservação sem previsão orçamentária e estudos prévios

Projeto em exame na CDR prevê inspeção periódica para construções públicas e privadas

Um ano depois de tragédia, projeto que obriga inspeção em construções aguarda audiência na CDR

Entre atividades do semestre, CDR aprovou projeto que proíbe regularização de construções em área de risco

Governo investiu R$ 600 mi em contenção de encostas para prevenir desastres

CCT promoverá debates prévios à Conferência Nacional de Comunicações