Projeto fortalece pagamento em moedas locais no comércio do Mercosul



A intenção do governo brasileiro de estimular o comércio em moedas locais entre os países do Mercosul poderá ser fortalecida por meio da aprovação do PLC 117/2012, que está em tramitação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O projeto do Executivo autoriza o Banco Central brasileiro a abrir crédito ao Banco Central do Uruguai sob a forma de “margem de contingência reciprocamente concedida” no âmbito do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML).

O crédito a ser concedido ao Banco Central do Uruguai será de até US$ 40 milhões. O projeto modifica a Lei 11.803/2008, que já estabelece crédito semelhante ao Banco Central da Argentina, no valor de até US$ 120 milhões. O funcionamento da margem de contingência, estipula ainda a proposta, “obedecerá à disciplina contida em convênios bilaterais” com os dois países do bloco.

Após ser aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto chegou ao Senado em dezembro de 2012. Será examinado inicialmente pela CRE, onde tem como relator o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), e depois pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de ser submetido ao Plenário.

Segundo exposição de motivos elaborada pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central, o projeto é um passo a mais em direção à implantação, no bloco, do Sistema de Pagamentos em Moeda Local. No caso do comércio com a Argentina, de acordo com a exposição de motivos, houve um aumento do nível de participação de pequenos e médios exportadores e importadores de ambos os países após a adoção do mecanismo. Ao possibilitar o comércio bilateral em moedas dos dois países, prossegue o texto, houve uma redução dos custos das transações comerciais entre os dois maiores países do Mercosul.



25/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comércio com pagamento em moeda local no Mercosul pode ser ampliado

Comércio com pagamento em moeda local no Mercosul pode incluir Uruguai

Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul vota projeto que fortalece integração regional

Davim quer retorno à CAS do projeto que restringe locais de comércio de cigarros

Bancos de fomento do Brics selam acordo para ampliar cooperação e usar moedas locais

BC esclarece sobre riscos da aquisição de moedas virtuais ou moedas criptografadas