PROJETO INCLUI A CAPOEIRA COMO DESPORTO NACIONAL



AComissão de Educação, presidida pelo senador Joel de Hollanda (PFL-PE), aprovou hoje (dia 6) parecer favorável do senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) a projeto da Câmara determinando que a capoeira é uma manifestação desportiva de criação nacional e por isso"se inclui entre os bens que constituem o patrimôniocultural do país". A matéria também estabeleceque o Poder Executivo protegerá e incentivará a capoeira.

Abdias Nascimento destacou que "uma das principais tradições da cultura brasileira, a capoeira está esquecida, enquanto lutas competitivas de origem estrangeira, como Karatê, judô e boxe, são cada vez mais divulgadas no País".

- Atualmente, o jogo da capoeira - ao mesmo tempo canto, música, dança e luta - é praticado em academias, conquanto seja forçoso reconhecer a predominância dos esportes ditos marciais, praticados mundialmente e reconhecidos como de competição internacional. Ainda aqui, a capoeira impõe-se como forma de resistência cultural da nacionalidade - alerta Abdias Nascimento.

Por sua vez, a senadora Marina Silva (PT-AC) registrou que apesar de ser uma das principais tradições culturais dos brasileiros, a capoeira está totalmente relegada, "daí aimportância desse projeto".

- É sempre bom lembrarque durante o período da escravidão a capoeira foi empregada pelos negros como uma das principais armas de resistência contra seus algozes. Depois da abolição, a capoeira modificou-se incorporando a música e a dança e deixando seu aspecto agressivo em segundo plano - afirmou Marina .O projeto vai à deliberação do plenário da Casa.



06/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada PEC que inclui caatinga e cerrado como patrimônio nacional

PEC que inclui caatinga e cerrado como patrimônio nacional é aprovada em 1º turno

Demóstenes defende aprovação da PEC que inclui Cerrado como patrimônio nacional

Execução do Hino Nacional poderá ser obrigatória em jogos do Sistema Nacional do Desporto

CMA examina projeto que inclui cuidado ambiental como critério em licitação

Projeto de Crivella inclui cultura religiosa como beneficiária da Lei Rouanet