Projeto institui Ano Nacional Machado de Assis



O senador Marco Maciel (PFL-PE) apresentou projeto de lei para instituir 2008 como o Ano Internacional Machado de Assis, em celebração ao centenário de falecimento do escritor, ocorrido no dia 29 de setembro de 1908. Para marcar a relevância de Machado de Assis para o Brasil e para a língua portuguesa, o senador sugere que seja feita uma reflexão sobre o significado da vida e da obra do escritor, pelos governos federal, estaduais e municipais, bem como por instituições culturais e educativas da sociedade brasileira.

Como exemplo do caráter universal - mas também essencialmente brasileiro - da obra de Machado de Assis, Maciel destaca, em sua justificação,ensaio do escritor, intitulado Sentimento de Nacionalidade, no qual Machado de Assis diz que "o que se deve exigir do escritor, antes de tudo, é certo sentimento íntimo que o torne homem de seu tempo e país, ainda quando trate de assuntos remotos e no espaço".

Marco Maciel argumenta ainda que Machado de Assis é um escritor cuja vida merece ser mais conhecida e sua obra mais divulgada e discutida. Para o senador, o autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas deve ser visto como exemplo de jornalista, crítico, romancista e poeta que elevou o idioma português, um dos mais fortes elos da nacionalidade brasileira, a um singular nível de força e beleza.

Além disso, na opinião do senador, Machado de Assis deu exemplos de superação e realização que enobrecem o ser humano e deve ser reverenciado como modelo de cidadão e escritor que tornou maior seu país.

O PLS 187/05 tramita na Comissão de Educação (CE), em decisão terminativa.

28/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cronologia da vida de Machado de Assis

Senado homenageia Machado de Assis

Machado de Assis é homenageado no Ano Internacional dos Afrodescendentes

Senado prepara homenagens a Machado de Assis

Machado de Assis é tema de documentário da TV Senado

Machado de Assis é tema em destaque na Biblioteca Virtual