Projeto irá revelar mudanças no Brasil nos últimos 50 anos



Quanto o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos? Esclarecer esta questão é a meta principal do Projeto Censo, coordenado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Centro de Estudos da Metrópole (INCT Cem). A iniciativa contará com bancos de dados dos Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), ao longo de meio século, e das Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNADs), coletadas nos últimos 35 anos.

Os levantamentos realizados pelo IBGE são decenais e constituem a principal fonte de informações sociodemográficas do país. A coleta é baseada em duas ações, um questionário aplicado a toda a população e outro aplicado apenas para uma parcela de amostragem, entre 10% e 25% do total de habitantes, aproximadamente 20 a 30 milhões de pessoas.

Já o banco de dados do PNAD é abastecido com pesquisas anuais, agregando dados detalhados sobre diversos temas de interesse. Um suplemento cujo tema é variável acompanha a pesquisa. Por sua regularidade e abrangência quantitativa para pesquisas sociais, contribui para suprir a lacuna do período intercensitário.

Centro de Estudos da Metrópole

O Cem desenvolve estudos avançados sobre temas relacionados às transformações sociais, econômicas e políticas das metrópoles contemporâneas sob um novo modelo de organização realizado por equipes multidisciplinares, entre eles demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos.

Sua agenda de pesquisa objetiva estudar o Brasil contemporâneo para proporcionar melhor entendimento sobre o papel complexo das políticas públicas e das instituições no crescimento econômico, redução da pobreza e redução da desigualdade

Censo Escolar de 2013

No final de setembro deste ano, foi divulgado o resultado preliminar do Censo Escolar de 2013. A pesquisa indicou que 40.366.076 estudantes estão matriculados na educação básica das redes pública estadual e municipal de ensino em todo o País.

As matrículas referem-se à creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Abrangem ainda as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral. O número de estudantes matriculados na educação especial é 653.378, e os demais estudantes, 39.712.698.

Os dados não contabilizam as matrículas das redes federal e privada de ensino.


Fontes:
CNPq

Com informações da Agência Brasil



10/10/2013 16:46


Artigos Relacionados


Em duas décadas haverá mais mudanças que nos últimos dois mil anos, diz cientista

Mortalidade feminina no Brasil cai 12% nos últimos dez anos

Estudo do Ipea analisa renda e trabalho do Brasil nos últimos 50 anos

Arthur Virgílio: Brasil poderia ter crescido mais nos últimos anos

Número de empresas que usam internet no Brasil aumentou nos últimos três anos

Cyro Miranda diz que Obama visita o Brasil no melhor momento do país nos últimos 60 anos