Projeto Latitude expõe 12 galerias brasileiras na Espanha
O projeto Latitude, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), leva neste mês de fevereiro, à feira ARCOmadrid, um número recorde de participantes. Ao todo, são 12 galerias associadas participando da ação.
A Arco Madrid ocorre entre 19 e 23 de fevereiro, no Centro de Exposições Ifema, em Madri, Espanha. As visitas para profissionais acontecerão nas quartas, das12h às 21h e quintas, das 12h às 20h. Já para ao público aberto, sexta, sábado e domingo, das 12h às 20h. A Arco é uma das mais tradicionais feiras europeias de arte e destaca produções artísticas contemporâneas da Rússia e da América Latina.
As demais galerias filiadas ao Latitude participantes da edição 2014 da feira espanhola são: Baró Galeria, Casa Triângulo, Emma Thomas, Galeria Jaqueline Martins , Luciana Brito Galeria, Mendes Wood DM, e Vermelho (São Paulo); Galeria Marcelo Guarnieri (Ribeirão Preto); SIM Galeria e Ybakatu Espaço de Arte (Curitiba); e Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro).
Desde 2008, quando o Brasil foi o país homenageado pela ARCOmadrid e houve participação recorde de 34 galerias nacionais, não havia um número tão significativo quanto em 2014. A boa relação brasileira com a feira é histórica. Desde a década de 90, o Brasil vem marcando presença e a ARCOmadrid tornou-se um grande portal de entrada da nossa produção na Europa, comercial e institucionalmente.
Internacionalização da arte brasileira
Além de apoiar as galerias com informações e financeiramente, o Latitude tem também como uma de suas principais atividades aproximar o público internacional dos temas ligados ao Brasil neste setor. Para ARCOmadrid 2014, Latitude preparou, em parceria com a revista inglesa ArtReview, a mesa redonda “Brazil: Being Local, Becoming Global”. Dela, participam o co-curador da 31ª Bienal de São Paulo de 2014, o espanhol Pablo Lafuente, a galerista brasileira Luciana Brito e o curador mexicano Pablo León de La Barra, atualmente atuando como representante da América Latina no Guggenheim UBS Map. O mediador é Oliver Basciano, editor da ArtReview.
Sobre o Projeto Latitude
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário, com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 47 galerias de arte contemporânea em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de mil artistas.
Fonte:
14/02/2014 18:16
Artigos Relacionados
Prostitutas brasileiras em regime escravo chegam a 7 mil na Espanha
Ligue 180 no exterior vai atender brasileiras na Espanha, Portugal e Itália
Comidas brasileiras das cidades-sede são apresentadas em evento na Espanha
Missões comerciais brasileiras levam 33 empresas para EUA e Espanha
Maioria de brasileiras que se prostituem no exterior vão para a Espanha, diz delegado
Empresas brasileiras participam de feira internacional de frutas e hortaliças na Espanha