Projeto levará tecnologia ao campo para combater desmatamento



As unidades de tecnologia fazem parte dos esforços do governo brasileiro para diminuir o desmatamento e a degradação ambiental

 

Unidades demonstrativas de tecnologias serão instaladas em municípios nos quais os índices de desmatamento são mais elevados. A iniciativa, embora destinada a todo o setor agrícola, tem foco na produção familiar. O projeto foi apresentado nessa quinta-feira (24), por videoconferência, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Participaram o diretor de Gestão Territorial da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Arnaldo Carneiro, e representantes da Embrapa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As unidades de tecnologia fazem parte dos esforços do governo brasileiro para diminuir o desmatamento e a degradação ambiental. De acordo com o diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Arnaldo Carneiro, o objetivo é instalar as unidades demonstrativas nas propriedades rurais para apresentar as tecnologias existentes que dispensam o uso de fogo e a derrubada de árvores em novas áreas. 

“A prioridade do projeto será atuar com produtores da agricultura familiar. Esses agricultores dispõem de poucos recursos tecnológicos, o que propicia o uso de técnicas que levam ao desmatamento”, explica.

O apoio do BNDES será por meio do Fundo Amazônia, que se destina à captação de recursos para as ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e para a promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.

 

Fundo Amazônia