Projeto Origami do Centenário é lançado no Congresso
O Congresso Nacional recebeu nesta quarta-feira (4) representantes da comunidade formada por descendentes dos imigrantes japoneses para o lançamento oficial do projeto Origami do Centenário, cujo objetivo é a construção de um painel com as bandeiras dos dois países, formado por 500 mil dobraduras com mensagens, ou desejos, escritos em seu interior. O projeto integra as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa e é a primeira iniciativa promovida em conjunto pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
- Há 100 anos eles chegaram ao país e hoje já são um milhão e seiscentas mil pessoas que ajudaram e continuam ajudando o Brasil a se desenvolver - afirmou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que é vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e representante do estado com a terceira maior comunidade japonesa do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
O projeto pretende mobilizar pessoas do Brasil e do Japão, onde foi lançado em abril, na construção do painel artístico "Sonho Brasileiro". Depois de pronto, o painel de origamis com os desejos será instalado no Congresso Nacional. De acordo com o senador, a idéia é expandir o projeto para todos os 27 estados, e a expectativa é de se chegar a cinco milhões de origamis.
- Meu pedido foi paz, mas vou fazer vários: saúde, progresso para o Brasil. Você pode fazer quantos origamis quiser - explicou.
Participaram da cerimônia, além do senador, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi; a embaixadora Regina Dunope; os deputados Hidekasu Takayama, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, e William Woo, coordenador-geral do Projeto Origami do Centenário; a miss centenário Brasil-Japão, Karina Eiko Nakahara; e o mágico Issao Imamura, entre outros.
O origami é a arte de dobrar papel, utilizada, desde o século XVII, para finalidades didáticas, decorativas, terapêuticas e como passatempo. Quem quiser participar do painel pode depositar seu origami nas urnas localizadas na Câmara dos Deputados.
04/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi e Chinaglia ajudam a fazer Origami do Centenário
Lançado o Portal do Congresso
Congresso comemora centenário de Tancredo Neves
Congresso comemora centenário do primeiro governador do Amapá
Congresso celebra centenário de nascimento de Vinicius de Moraes
Centenário de San Tiago Dantas é celebrado pelo Congresso