Projeto propõe venda de antibióticos só com receita médica
Com a finalidade de coibir o excesso do uso de antimicrobianos (antibióticos), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examinará em sua reunião desta quarta-feira (16), substitutivo do senador Renato Casagrande (PSB-ES) para exigir receita médica, com retenção, nas farmácias e drogarias para a venda desse tipo de medicamento.
Pelo PLC 111/2009, os medicamentos que contenham antimicrobianos, os chamados antibióticos, submetem-se ao regime de controle sanitário especial e somente poderão ser prescritos por profissional habilitado. Esses produtos poderão ser vendidos apenas mediante apresentação e retenção da receita original.
Em seu parecer favorável, Casagrande argumenta que o uso irracional de antibióticos é responsável pelo crescimento da resistência bacteriana a esses medicamentos, sendo a automedicação uma parte importante do problema. Esse uso indiscriminado também tem causado muitas intoxicações. Assim, a proposta se destina a dificultar sua venda, colocando esses medicamentos sob regime especial de controle sanitário, explica.
Por exigências de técnica legislativa, Casagrande modificou o caráter autônomo do projeto de lei, colocando a proposição no capítulo sobre receituário da Lei 5991, de dezembro de 1973, que trata do comércio de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos. A proposta terá decisão terminativa na CAS.
Laura Fonseca/ Agência Senado
14/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Remédios de venda sem receita médica podem ficar ao alcance do consumidor
Venda de antibióticos tem novas regras
CONTROLE SOBRE VENDA DE ANTIBIÓTICOS É COMENTADO NA TV
Estendido prazo para farmácias informarem venda de antibióticos
Anvisa aprova nova norma para venda de antibióticos no País
Anvisa publica suspensão de prazo para registro da venda de antibióticos