PROJETO QUE AMPLIA DIREITOS DE ESTAGIÁRIOS SERÁ APRECIADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO



Projeto de lei que pretende garantir aos estagiários condições de trabalho apropriadas, tornando eficaz a proibição - já existente em lei - de que estudantes sejam utilizados como mão-de-obra barata está na pauta da reunião que a Comissão de Educação realiza nesta terça-feira (dia 20), às 11h30. A matéria, de autoria do senador Ademir Andrade (PSB-PA), modifica a legislação reguladora da prática de estágios.
A proposta, que tem como relator senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), fixa alguns benefícios para os estagiários, como a garantia de recebimento de bolsa de estudo com valor nunca inferior a um salário mínimo, seguro contra acidentes pessoais, trinta dias de férias após cada período de 12 meses de trabalho e a possibilidade de dispensa do trabalho durante o período de provas, entre outros. O projeto está sendo apreciado em caráter terminativo, isto é, caso seja aprovado, segue direto para a Câmara, a menos que haja recurso para votação em Plenário.
A pauta da comissão, presidida pelo senador Freitas Neto (PFL-PI), inclui também dois projetos de autoria do senador Romero Jucá (PFL-RR) que receberam pareceres favoráveis do relator, senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Um deles propõe que a ponte sobre o rio Branco, na BR-174, em Caracaraí (RR), seja denominada Ponte Vieira de Sales Guerra; o outro refere-se a trecho da BR-401, em Roraima, a que o senador propõe denominar Rodovia Sylvio Lofêgo Botelho.
Oito projetos de decreto legislativo com pareceres favoráveis serão ainda apreciados pela comissão, para assegurar o funcionamento das seguintes emissoras de rádio: Brasil Amazônia, de Redenção (PA); Rádio Clube de Rondonópolis (MT); Rádio Morada do Sol, de Araraquara (SP); Ibirá Radiodifusão, de Ibirá (SP); Fundação Bom Jesus, de Pindamonhangaba (SP); Sistema de Comunicações Patrocínio Paulista (SP); Sociedade Patense de Radiodifusão, de Patos de Minas (MG); e Rádio Novo Horizonte, de Ibateguara (AL).
Outro projeto de decreto legislativo constante da pauta renova a concessão da TV Globo de Juiz de Fora (MG), que recebeu parecer favorável do senador Francelino Pereira (PFL-MG).

19/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SERÁ APRECIADO EM AGOSTO PELA CCJ

Projeto que amplia Bolsa Família pode ser votado hoje pela Comissão de Educação

PROJETO QUE ENQUADRA JUÍZES CLASSISTAS COMO SEGURADOS SERÁ APRECIADO PELA CAS

CONTROLE DE LANÇAMENTO DE ESGOTOS SERÁ APRECIADO PELA CAS

PROIBIÇÃO DE IMPLANTE DE SILICONE LÍQUIDO SERÁ APRECIADO PELA CAS

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA SERÁ APRECIADO PELA CCJ NA PRÓXIMA SEMANA