CONTROLE DE LANÇAMENTO DE ESGOTOS SERÁ APRECIADO PELA CAS



Projeto que proíbe o lançamento final de esgotos sanitários e industriais, sem tratamento adequado, no solo e águas será apreciado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (dia 29), em reunião que começa às 9 horas. Já aprovada pela Câmara, a matéria recebeu parecer favorável do senador José Alencar (PMDB-MG).
Na análise que fez do projeto, José Alencar ressaltou a importância do controle da coleta e depósito de lixo, alertando para o fato de que a alta produção de resíduos verificada atualmente coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente. Ele reconheceu que a proposta não resolve completamente o problema que, "por ser complexo, necessita de outras estratégias de combate", mas avaliou que trata-se de um primeiro e importante passo nesse sentido.
DEFICIENTES
A CAS, presidida pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR) também examina projeto que obriga as empresas privadas a reservarem 3% de suas vagas para portadores de deficiência. A iniciativa, de autoria do senador Luiz Estevão (PMDB-DF), limita a obrigatoriedade às empresas que tenham mais de 100 funcionários e proíbe as infratoras de receberem empréstimos em estabelecimentos de crédito oficiais.
O relator do projeto, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), considerou a proposta mais restritiva que a legislação vigente, que já obriga o preenchimento de 2% a 5% dos cargos com portadores de deficiência ou reabilitados. Por esse motivo, o relator elaborou substitutivo mantendo os percentuais já previstos em lei e introduzindo apenas a penalidade para as empresas infratoras.
Ainda na pauta da comissão, consta projeto que prevê a realização de exames de Aids, hepatite, sífilis e toxoplasmose durante assistência pré-natal recebida por gestantes. De autoria do senador Tião Viana (PT-AC), a matéria recebeu substitutivo do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que estendeu à esfera privada os benefícios restritos no projeto original às mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde.

28/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROIBIÇÃO DE IMPLANTE DE SILICONE LÍQUIDO SERÁ APRECIADO PELA CAS

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA SERÁ APRECIADO PELA CCJ NA PRÓXIMA SEMANA

PROJETO SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SERÁ APRECIADO EM AGOSTO PELA CCJ

PROJETO QUE AMPLIA DIREITOS DE ESTAGIÁRIOS SERÁ APRECIADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

PROJETO QUE ENQUADRA JUÍZES CLASSISTAS COMO SEGURADOS SERÁ APRECIADO PELA CAS

CAS APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA LANÇAMENTO DE ESGOTOS