Projeto que beneficia agricultura irrigada tramita na CAE



Está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa, projeto de lei do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) que disciplina o fornecimento de energia elétrica à agricultura irrigada às glebas que façam parte de programas de reforma agrária ou que tenham área total de até dez hectares, devidamente registradas no Ministério da Agricultura. Pela proposição, a tarifa ao produtor custará o preço pago pela empresa distribuidora à geradora ou à transportadora, acrescida de 15%. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O projeto, segundo o senador Geraldo Melo, visa assegurar condições de competitividade à agricultura irrigada, cujos produtos devem confrontar-se no mercado mundial com os de outros países produtores.

- A situação desigual em relação a muitos países, desfavorável do ponto de vista dos custos de produção, associada à abertura do mercado nacional, vem determinando a perda de espaço pelos nossos agricultores dentro do próprio mercado brasileiro - observou o senador.

Para Geraldo Melo, as distribuidoras de energia não têm do que se queixar, mesmo porque a redução da tarifa que está deixando de ser comprada não pode ser considerada uma queda de receita.

- A maior perda decorre da paralisação contínua das atividades de irrigação em virtude dos elevados custos. Já a tarifa especial para unidades integradas a projetos de reforma agrária ou com área até dez hectares abre possibilidade de incorporação ao mercado de energia elétrica de grande número de novos consumidores, o que contribuirá para aumentar o faturamento das empresas distribuidoras - disse o senador.

O projeto confere à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Ministério da Agricultura o ato de fiscalizar em qualquer tempo o estabelecimento beneficiário da tarifa de 15%.



04/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA analisa projeto que reduz tarifa de energia para agricultura irrigada

Agricultura irrigada promove sustentabilidade

Jucá comemora aprovação de projeto que beneficia agricultura familiar

Projeto de Carlos Wilson que beneficia agricultura familiar está na pauta da CAE

Seminário reúne especialistas em agricultura irrigada em Frutal (MG)

Agricultura irrigada terá descontos especiais na tarifa