Projeto que fixa em 30 horas semanais a jornada do assistente social aguarda votação na CAS



O projeto de lei que fixa a jornada de trabalho dos assistentes sociais em 30 horas semanais aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), relatora da matéria nessa comissão, apresentou em novembro voto favorável à sua aprovação. Antes de chegar ao Senado, o texto foi aprovado, em junho, na Câmara.

A proposta - que tramitou na Câmara como PL 1.890/07 e está sendo examinada no Senado como PLC 152/08 - acrescenta um artigo à lei que regulamenta a profissão de assistente social (Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993). É justamente esse artigo que fixará a duração da jornada em 30 horas por semana.

Além disso, a proposição também determina que, "aos profissionais com contrato de trabalho em vigor na data de publicação desta lei, é garantida a adequação da jornada de trabalho, [sendo] vedada a redução do salário".

Justificativa

Em defesa do projeto de lei, o autor da proposta, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), lembra que a Constituição fixa a duração da jornada de trabalho em oito horas diárias e 44 horas semanais, mas ressalta "que algumas atividades exigem mais do trabalhador, levando-o mais rapidamente à fadiga pelo desgaste físico ou psicológico". Ele argumenta que os assistentes sociais estão nessa categoria, pois "são profissionais que atuam junto a pessoas que passam pelos mais diversos problemas, seja em hospitais, presídios, clínicas, centros de reabilitação ou em outras entidades destinadas ao acolhimento e à (re)inserção da pessoa na sociedade".

Em junho do ano passado, quando a proposta foi aprovada na Câmara, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), um dos relatores da matéria naquela Casa, afirmou que não é raro os assistentes sociais enfrentarem problemas como a Síndrome de Burnout. Essa doença, que se caracteriza pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, em decorrência de trabalho estressante e excessivo, é comum entre profissionais que atuam nas áreas de saúde e educação, em atividades que envolvem diretamente relações humanas e, mais especificamente, responsabilidade sobre outras pessoas - como é o caso dos assistentes sociais.



20/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assistente Social pode ter jornada de 30 horas semanais

AGU confirma jornada de 40 horas semanais para assistente social

Jornada de 35 horas semanais é um dos projetos prontos para votação na CAS

Projeto de Paim fixa em seis horas jornada em frigoríficos

Sarney promete apressar projeto que fixa jornada semanal em 40 horas

Motoristas poderão ter jornada de 36 horas semanais