Assistente Social pode ter jornada de 30 horas semanais
Em sua reunião desta quinta-feira (30), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou proposta para fixar em 30 horas semanais a jornada de trabalho do assistente social. O projeto de lei oriundo da Câmara segue agora para votação em Plenário. Por sugestão da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), foi aprovado requerimento de urgência para a tramitação da matéria.
A senadora lembrou que o trabalho do assistente social é ainda mais importante no momento atual, quando não apenas o Brasil, mas todo o mundo está vulnerável ao contágio da gripe suína, já confirmada no México, Estados Unidos e Canadá.
Pelo PLC 152/08, a jornada de trabalho dos assistentes sociais terá 30 horas semanais mesmo quando o contrato de trabalho estabeleça jornada maior, estando vedada a redução de salário em conseqüência dessa diminuição de carga horária.
Em seu relatório favorável, Lúcia Vânia argumenta que a profissão de assistente social leva à rápida fadiga mental e emocional, porque atua junto a pessoas com problemas graves, seja em hospitais e presídios, seja em centros de reabilitação ou reinserção na sociedade.
A senadora argumenta, ainda, que os assistentes sociais se aproximam de profissionais de saúde, como médicos e terapeutas ocupacionais, que já trabalham com jornada reduzida. Ao manifestar preocupação com a saúde física e mental do assistente social, ela lembra que o bom desempenho da categoria afeta a qualidade de vida dos atendidos.
Para o relator ad-hoc da matéria na CAS, senador Flávio Arns (PT-PR), o trabalho de assistência social deveria ser mais valorizado, tendo em vista o enfrentamento da marginalização social presente em grande parte dos atendimentos prestados pelos profissionais.30/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
AGU confirma jornada de 40 horas semanais para assistente social
Projeto que fixa em 30 horas semanais a jornada do assistente social aguarda votação na CAS
Motoristas poderão ter jornada de 36 horas semanais
Jornada de trabalho dos assistentes sociais será de 30 horas semanais
Jornada de 35 horas semanais é um dos projetos prontos para votação na CAS
Paulo Davim apoia jornada de 30 horas semanais para farmacêuticos e bioquímicos