Projeto que institui residência pedagógica para professores deve ser votado na terça
Em reunião na terça-feira (25), às 10h, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá examinar, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2012, que institui a residência pedagógica para os professores da educação básica.
A discussão do projeto, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), teve início no último dia 18. A proposição tem como relator o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), favorável à proposta com emenda.
O projeto altera o artigo 65 da Lei 9.394/1996 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – e determina que aos professores habilitados para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental será oferecida a residência pedagógica, etapa ulterior de formação inicial, com o mínimo de 800 horas de duração, e bolsa de estudo.
Exames oftalmológicos
Também em caráter terminativo, a comissão deverá examinar ainda o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 165/2010, que torna obrigatória a realização de exames oftalmológicos e auditivos nas escolas de ensino fundamental da rede pública.
O projeto é oriundo de sugestão apresentada pela estudante Martha Ramires de Souza, na 1ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, realizado pela Câmara dos Deputados, em 2004.
O relator do projeto é o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), favorável à proposta na forma de substitutivo oferecido pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A discussão do projeto teve início no último dia 11.
21/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Educadora propõe 'residência pedagógica' para professores
Pauta da Comissão de Educação inclui residência pedagógica para professores
Senadores avaliam adoção de residência pedagógica para formar professores
Especialistas debatem a residência pedagógica para os professores da educação básica
Residência pedagógica poderá ser obrigatória para formação de professores da educação básica
CE decide sobre residência pedagógica obrigatória na formação de professores