Projeto que regulamenta profissão de cabeleireiro está na Comissão de Assuntos Sociais



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa, projeto de lei do senador Moreira Mendes (PFL-RO) que regulamenta o exercício das profissões de cabeleireiro, barbeiro, manicuro, pedicuro, esteticista e massagista. Pelo projeto, só poderão exercer essas atividades os portadores de comprovante de habilitação em cursos ministrados por instituições públicas ou privadas ou aqueles que estiverem exercendo efetivamente a profissão há pelo menos três anos. A concessão do registro será feita mediante apresentação da identidade, comprovação com as obrigações eleitorais e com o serviço militar.

O projeto especifica todas as funções desses profissionais nos salões de cabeleireiro, institutos de beleza e estabelecimentos similares. Em sua justificativa, o senador diz que a regulamentação das profissões integra a tradição do país de ordenamento jurídico, conforme dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a finalidade de garantir ao cidadão a prestação qualificada de bens e serviços.

- No contexto da nossa sociedade, é até desnecessário ressaltar o valor dos profissionais da estética corporal, onde os cuidados corporais são parte integrante da vida social contemporânea e influenciam diretamente no desempenho e sucesso das pessoas. O projeto atende ainda a justa reivindicação dos profissionais da estética corporal que anseiam há muito tempo pela regulamentação de seus ofícios - disse o senador.

Se aprovado na comissão, o projeto vai direto para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso solicitando que a matéria seja votada no Plenário do Senado.



11/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que altera o Bolsa Família está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais

Projeto que permite acompanhante às parturientes está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais

Comissão de Assuntos Sociais debate fim da profissão de técnico em contabilidade

Comissão de Assuntos Sociais está reunida

Recondução de diretor da Anvisa está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais

Projeto que regulamenta profissão de disc-jockey está na pauta da CAS