Projeto que regulamenta profissão de disc-jockey está na pauta da CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado pode votar nesta quarta-feira (2) projeto de lei que regulamenta as profissões de disc-jockey e produtor DJ. A proposta estabelece a necessidade de registro profissional para o exercício dessas atividades e determina que a jornada normal de trabalho dos profissionais será de seis horas diárias e 30 horas semanais.

O projeto (PLS 740/07), de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), já recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Se for aprovado na CAS, onde será votado em decisão terminativa, o projeto será enviado à Câmara dos Deputados.

O relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), recomendou que o texto seja aprovado com as alterações aprovadas na Comissão de Educação. A proposta original criava uma lei com o objetivo exclusivo de regulamentar essas profissões. Sob o argumento de que é necessário evitar o excesso de leis, a CE acolheu emenda para incluir as normas para a profissão de disc-jockey na Lei 6.533/1978, que regulamenta os ofícios de artista e técnico em espetáculos de diversões.

Licença-casamento

Também aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais o projeto que altera o período de licença por motivo de casamento (para os trabalhadores submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho) e estende esse benefício aos empregados que tenham formalizado união estável. Essa proposta (PLS 18/08) foi apresentada pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).

Inicialmente, o projeto aumentava a licença de três para cinco dias. Segundo Expedito Júnior, a licença atual prejudica os que se casam no sábado - que têm, na prática, direito a apenas um dia de afastamento. Mas o relator da matéria, senador João Tenório (PSDB-AL), recomendou que o texto seja modificado para prever uma licença de "três dias úteis". Ele afirma que, dessa forma, torna-se possível "um meio termo entre o benefício vigente e o ora proposto, sem que se deixe de assegurar ao trabalhador um período adequado de afastamento".

A reunião da Comissão de Assuntos Sociais será realizada na sala 9 da Ala Alexandre Costa, às 11h. Veja a pauta completa da CAS no endereço eletrônico:



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta profissão de cabeleireiro está na Comissão de Assuntos Sociais

Projeto que regulamenta profissão de comerciário está pronto para votação em Plenário

Projeto que regulamenta fundações está na pauta da CCJ

Projeto que regulamenta clonagem está na pauta da CCT

'Disc-jockeys' terão profissão regulamentada

Projeto que regulamenta a contribuição assistencial está na pauta da CAS