Projeto reduz para 60 anos idade para idosa ter direito a benefício de salário mínimo mensal



Aguarda decisão na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto que destina um salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos, se homens, ou mais de 60 anos, se mulheres, incapazes de prover a própria subsistência. Hoje, o direito a esse benefício é assegurado pelo Estatuto do Idoso apenas a quem tem mais de 65 anos de idade, seja homem ou mulher.

Apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o projeto (PLS 15/05) originou-se de uma sugestão apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima, de Governador Valadares (MG). Relator da matéria na CDH, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) adaptou a proposta daquela associação comunitária para modificar o artigo 34 da Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso), a fim de garantir esse benefício nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.

Na justificativa do projeto, Suassuna diz que a Constituição sinaliza o limite mínimo de 65 anos para a concessão desse tipo de benefício, ao fixar essa idade para o início da aposentadoria no Regime Geral da Previdência Social e para a concessão de gratuidade nos transportes coletivos urbanos. Ele observa, contudo, que o próprio Estatuto do Idoso afirma ser idosa a pessoa com mais de 60 anos.

O senador também argumenta que esse projeto beneficiará principalmente mulheres negras, visto que a grande maioria dos mais de três milhões de idosos carentes, que não recebem qualquer benefício da seguridade social no Brasil, é constituída de afro-descendentes, sobretudo donas-de-casa ou ex-empregadas domésticas.

"Esses dados corroboram a onda de feminização da pobreza, fenômeno que surge em quase todos os países do mundo e que justifica a prioridade que se deve conceder à mulher nos programas sociais", diz ele.

O mesmo projeto estabelece que, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, o aumento de despesa decorrente dessa mudança será compensado pela margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.



11/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO QUER MAIS IDOSOS COM DIREITO AO BENEFÍCIO DO SALÁRIO MÍNIMO

Projeto reduz para 65 anos idade para trabalhador sacar FGTS

Crivella anuncia projeto para aumentar em 2% o salário mínimo relativo aos anos de PIB ruim

PROJETO QUE DARÁ DINHEIRO PARA O SALÁRIO MÍNIMO ABRE CAMINHO PARA IMPOSTO MÍNIMO

Benefício de idosos e deficientes será reajustado de acordo com o salário mínimo

Segurado do INSS que ganha até um salário mínimo já pode sacar benefício