Projeto regulamenta uso de película em vidros de carros



Chegou ao Senado o projeto de lei da Câmara 05/07, que regulamenta o uso de película de proteção contra raios solares em vidros de carros. A matéria é de autoria do deputado Capitão Wayne (PSDB-GO) e altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir o uso desse tipo de película, desde que o percentual de luz que atravessa o conjunto vidro-película não seja inferior a 70% no pára-brisa, a 28% nos vidros laterais dianteiros e a 15% nos demais vidros.

O projeto também prevê a instalação obrigatória de espelhos retrovisores externos, direito e esquerdo, nos carros que façam uso de película nos vidros. Além disso, não permite que sejam colocadas inscrições, painéis decorativos, publicidade ou pinturas que comprometam a segurança do automóvel. Ambulâncias, carros de segurança e outros veículos que exijam películas mais escuras seriam regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A atual resolução do Contran que disciplina o uso de película, determina que a transparência não pode ser inferior a 75% no pára-brisa e 70% para os vidros laterais. Nos casos em que os vidros não interferem nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, a colocação de película é permitida, desde que haja pelo menos 50% de transparência. A resolução também permite o uso de cartazes ou pinturas se o veículo tiver espelhos retrovisores de ambos os lados.



15/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Arthur Virgilio veda vidros escuros em carros oficiais

Inmetro regulamenta uso de cadeirinhas fixadas no banco de trás dos carros

Proposta regulamenta baixa de registro para dificultar legalização de carros roubados

Arena Pantanal conclui a instalação dos vidros nos camarotes

Fachada principal da Arena Corinthians recebe todos os vidros

Empresas podem ser obrigadas a coletar e reciclar vidros de automóveis