Projeto de Arthur Virgilio veda vidros escuros em carros oficiais



Aguarda deliberação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que proíbe a utilização de películas ou outros dispositivos destinados a reduzir ou bloquear a transmissão de luz de dentro para fora de veículos oficiais.

Arthur Virgilio diz que o bloqueio visual do interior desses carros pode servir para acobertar utilizações censuráveis, como o transporte de pessoas estranhas ao serviço público e até animais de estimação.

A exigência contida no projeto não atinge, contudo, os veículos de uso bélico nem aqueles estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro. O projeto (PLS 427/03) será relatado pelo senador Gim Argello (PTB-DF).

Em defesa da iniciativa, Arthur Virgilio diz que a utilização de película para impedir a visão do interior dos veículos é comum hoje nos carros oficiais que trafegam pelas cidades brasileiras, especialmente, em Brasília - capital e sede dos poderes da União.

- Nossa intenção é claramente moralizadora, pois a população tem o direito de saber quem e de que maneira utiliza os veículos oficiais, que são custeados com os recursos dos seus impostos - declarou na justificativa.



15/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto regulamenta uso de película em vidros de carros

Flávio Torres apresenta projeto que proíbe símbolos ou 'slogans' de governos em carros oficiais

Carros flex poderão fazer parte de frotas oficiais

Arthur Virgílio elogia projeto de casa popular

Projeto de Arthur Virgílio limita crescimento de despesas correntes

Arthur Virgílio anuncia acordo para votar projeto dos sacoleiros