Projeto resgata cultura nacional para brasileiros que vivem na Bélgica



O projeto Mebrasil tem como principal objetivo resgatar e difundir a cultura nacional para os brasileiros que vivem na Bélgica e, sobretudo, seus filhos, que muitas vezes não conhecem o Brasil, contribuindo para a preservação e fortalecimento da identidade cultural dessas pessoas, por meio da música, dança, literatura e festas populares.

A iniciativa foi selecionada pelo edital Prêmio Pontos de Memória, na categoria Ponto de Memória no Exterior. A premiação, no valor de R$ 50 mil, foi concedida durante o encerramento do Festival Europalia, em Bruxelas (Bélgica), no último domingo (15).

Os recursos contribuirão para que o projeto Mebrasil desenvolva ações para a manutenção das atividades relacionadas à memória social existente, organização e coleta de um acervo de documentários, fotos e entrevistas, revistas e produções científicas referentes à migração brasileira na Bélgica nos últimos 30 anos. Também vão ajudar na realização de oficinas de valorização da cultura brasileira, artesanato, dança, música e teatro, tendo como base elementos da cultura nacional, direcionadas a brasileiros.

O Mebrasil fez parte do Programa de Fomento Ibram 2011 e foi o terceiro colocado na categoria Ponto de Memória no Exterior. Os outros dois premiados na mesma categoria foram Memória Oral da Imigração Brasileira na Espanha, proposto por Elisa Tavares Duarte (Espanha), e Batuque, proposto por Luciano da Luz Mucks (Uruguai). As propostas selecionadas se caracterizam pelo envolvimento e participação de comunidades de brasileiros que vivem no exterior em ações de registro e representação de sua memória.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



16/01/2012 20:56


Artigos Relacionados


Brasileiros que vivem no exterior devem votar para presidente em outubro

ONG vai apoiar brasileiros que vivem no Japão

Estudo diz que brasileiros são maioria entre estrangeiros que vivem em Portugal

Três milhões de brasileiros vivem no exterior, diz embaixador do Itamaraty

Começa audiência sobre situação de brasileiros que vivem no exterior

Patriota pode debater na CRE a situação dos brasileiros que vivem nos países árabes