Projeto sobre clonagem de animais será votado por três comissões
As comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vão analisar e votar conjuntamente o projeto de lei que regulamenta as atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos, exceto humanos, anfíbios, répteis e aves.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (18), com a aprovação de um requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), na reunião do colegiado.
Durante da discussão da proposta, Acir lembrou que o projeto de lei (PLS 23/2007) de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) já está tramitando há quatro anos no Senado e a definição sobre o assunto "está fazendo muita falta para a pecuária brasileira".
- A intenção é liberarmos este projeto o mais rápido possível para que possa ser votado também na Câmara e, assim, permitir à Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] prosseguir nestes estudos - explicou Gurgacz.
Favorável ao requerimento, Ana Amélia (PP-RS) observou não ser possível que este projeto, de tamanha importância para a Embrapa e a pecuária brasileira, esteja tramitando há tanto tempo.
- Temos que fazer todo esforço possível para atender esta demanda. É justo e necessário - afirmou a parlamentar pelo Rio Grande do Sul.
Aquisição de Alimentos
Na reunião dessa quinta, a CRA também aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como para esclarecer a recente decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de retirar a laranja da lista de prioridades da cadeia alimentar e produtiva.
Para debater o assunto, serão convidados o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi; o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Silvio Isopo Porto; os prefeitos de dois municípios de Sergipe: Anderson Fontes Farias, de Umbaúba, e José Valmir Monteiro, de Lagarto, além de um representante da Associação Sergipana de Produtores Rurais e outro da Associação dos Citricultores de Sergipe.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
18/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adiada votação sobre projeto que regulamenta clonagem de animais
CCT analisa projeto de Kátia Abreu sobre clonagem de animais
Kátia Abreu afirma que projeto sobre clonagem de animais pretende regulamentar atividade já existente no país
Acir Gurgacz defende aprovação de projeto que regulamenta a clonagem de animais
Iniciada audiência pública sobre clonagem de animais
Projeto que altera a Lei Pelé será votado em reunião conjunta por quatro comissões do Senado