Projeto traça perfil do emigrante brasileiro na Europa



O ministro do Trabalho, Manoel Dias, participou na manhã dessa segunda-feira (21), em Brasília, da divulgação das pesquisas elaboradas pelo projeto ‘Itineris’ sobre a situação migratória de brasileiros para os países da União Europeia. Os dados destacam os principais fatores que motivam a emigração de brasileiros para estes países e apontam alternativas com vistas a subsidiar políticas de proteção dos direitos dos migrantes. “São orientações preciosas para que os brasileiros migrantes conheçam seus direitos no exterior”, disse o ministro. O trabalho foi fruto de uma parceria do Conselho Nacional de Imigração e demais órgãos internacionais.

Manoel Dias enfatizou a geração recorde de empregos que atualmente acontece no Brasil - enquanto na Europa, especialmente na Espanha e em Portugal, onde ocorre o maior fluxo de migrantes brasileiros – tem ocorrido o inverso. “Estamos chegando à situação de pleno emprego. Em setembro registramos o recorde de 211 mil novos empregos, o maior número dos últimos três anos. Este ano já geramos mais de um milhão e trezentos mil empregos. Apesar da crise econômica global, o Brasil tem conseguido superar muitos obstáculos a partir do modelo econômico adotado que tem como prioridade a geração de emprego”, declarou. Ele também destacou o aumento real dos salários.

Itineris

O projeto ‘Intineris: Proteção dos direitos dos migrantes contra a exploração, do Brasil para Estados-Membros da União Europeia’ visa à proteção dos direitos dos migrantes contra a exploração e o tráfico humano, através de ações de fortalecimento institucional, campanhas e realização de pesquisas. Foram realizadas pesquisas no Brasil, Espanha e Portugal (países europeus que recebem o maior fluxo de migrantes brasileiros) a fim de identificar os principais fatores que motivam a emigração. As pesquisas serviram para fundamentar e conceber projetos migratórios como a publicação do Guia para Brasileiros e Brasileiras Migrantes e a criação do Hot Site sobre o tema.

Para mais detalhes do trabalho, acesse.

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego



21/10/2013 19:07


Artigos Relacionados


Estudo traça perfil de parques tecnológicos

Pesquisa traça perfil do empreendedor individual no País

Comunicado do Ipea traça perfil do migrante em São Paulo

SP traça perfil nutricional de 13 mil alunos da rede estadual

Relatório traça perfil dos aprovados no vestibular das Fatecs

USP: Estudo traça perfil do profissional na economia globalizada