USP: Estudo traça perfil do profissional na economia globalizada



Realizado por 8 universidades de 6 países, o estudo é focado na área de Engenharia, mas é uma amostra dos desafios de outras profissões

Amanhã (12/12), às 16 horas, A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (poli-USP) irá apresentar os resultados do projeto “Excelência em Engenharia Global”, um estudo realizado por oito universidades de seis países – entre elas a Poli – que aponta diretrizes para as instituições de ensino prepararem melhor os engenheiros para a prática global da profissão. Embora seja focado na área de Engenharia, o estudo é um espelho do que está ocorrendo com boa parte das profissões; especialmente as que estão diretamente ligadas ao setor produtivo.

Concluído em novembro passado, seus resultados mostram que a capacidade de atuar globalmente se tornou uma exigência para os graduados em Engenharia, o que requer novas habilidades do profissional e, conseqüentemente, uma mudança nas abordagens dos programas de ensino. “Com a globalização da economia, um produto desenvolvido no Brasil, pode ser produzido na China e distribuído na Europa, e os profissionais envolvidos nesse processo precisam saber atuar em uma escala global”, afirma o professor Márcio Lobo Netto, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, que, juntamente com o professor Paulo Carlos Kaminski, do Departamento de Engenharia Mecânica, representou o Brasil nesse estudo.

Para oferecer uma formação adequada a essa nova realizada será necessário um compromisso de colaboração entre instituições de ensino, governo, indústria e entidades profissionais com o intuito de superar quatro desafios: tornar a competência global uma qualificação central nos programas de educação, dar prioridade para a mobilidade transnacional de estudantes, estreitar as relações com a indústria para vincular o ensino à prática profissional globalizada, além de empreender esforços para uma fundamentação teórica da conduta e dos modelos de aprendizagem, dos processos organizacionais e dos métodos de gerenciamento dos programas focados em competência global.

Serviço: O estudo “Excelência em Engenharia Global” será apresentado no dia 12, às 16h00, no Auditório Francisco Romeu Landi do Prédio da Administração da Poli (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A íntegra do estudo está disponível no site USP: Estudo traça perfil do engenheiro na economia globalizada

Estudo traça perfil de parques tecnológicos

Estudo traça perfil de desenvolvimento de 46 mil crianças de creches do Rio de Janeiro

Álvaro Dias traça perfil favorável da economia

Mercadante diz que regulamentação é cada vez mais complexa em economia globalizada

Projeto traça perfil do emigrante brasileiro na Europa