Projetos buscam aumentar produção de leite no Semiárido paraibano
A Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra para prestar assistência técnica em assentamentos da reforma agrária da Paraíba, irá desenvolver, este ano, projetos que visam aumentar a produção de leite da caprinovinocultura nas áreas de assentamento do Semiárido paraibano e o melhoramento genético do rebanho.
Dos 32 assentamentos acompanhados pela cooperativa, 16 estão localizados no Semiárido paraibano e serão beneficiados com os projetos que serão desenvolvidos por meio de parcerias, entre elas com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).
Uma das ações dos projetos é adquirir animais reprodutores de alta linhagem para melhorar a qualidade da raça existente, conforme explicou o médico veterinário da Coonap, Hildebrando Ribeiro Neto. Segundo ele, outro projeto que também será realizado por meio de parcerias é o melhoramento genético para a produção leiteira, que inclui a seleção das vacas, a vacinação e inseminação artificial. O veterinário acredita que, dentro de poucos anos, a produção leiteira nesses assentamentos irá ter um aumento de 100%.
Veterinário na reforma agrária
A atividade profissional do médico veterinário de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) tem como objetivo orientar, auxiliar e capacitar os produtores a melhorarem suas práticas na criação animal, promovendo aos assentados autonomia para que eles mesmos possam cuidar, de forma preventiva e curativa, dos seus animais. Ele ainda desenvolve e executa programas de reprodução, nutrição e higiene sanitária, além de realizar programas de treinamento, entre outras atividades.
Fonte:
Incra
16/01/2014 18:09
Artigos Relacionados
Ministério investe R$ 222 mi na produção de leite no Semiárido
Estudos buscam aumentar produção de alimentos na Amazônia
Agricultores familiares do semiárido vão receber minibibliotecas para aumentar a produção
Iniciativas podem aumentar competividade de produtos derivados do leite
Brasileiras devem aumentar consumo de leite para prevenir osteoporose
Lançada campanha para aumentar em mais de 20% doação de leite materno