Estudos buscam aumentar produção de alimentos na Amazônia



O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) desenvolve pesquisas para avaliar práticas agronômicas de cultivo e aprimoramento genético de hortaliças convencionais e não convencionais para a Amazônia tropical. Os estudos ocorrem na Estação Experimental de Hortaliças Alejovon der Pahlen do inpa, localizada no entorno de Manaus (AM).

Estão sendo avaliadas hortaliças como a couve-flor, a couve-brócolis, a alface americana, o ariá, a taioba, o cubiu, a bertalha e o cariru. Segundo técnicos do Inpa, um dos grandes entraves para produção de algumas hortaliças na Amazônia Central é a falta de cultivares adaptadas ao ambiente tropical.

Para suprir a demanda, o Inpa passou a conduzir e selecionar variedades tolerantes ao ambiente da região para aumentar a produção local. A maioria das hortaliças comercializadas e consumidas no Amazonas provém de outros estados brasileiros via aéreo ou fluvial. Na avaliação do Inpa, essas características contribuem com a oferta de baixa qualidade e alto preço nas prateleiras.

Também estão sendo conduzidos estudos fitotécnicos com práticas de enxerto em solanáceas visando resistência múltipla a fitopátogenos, especialmente aqueles com ciclo biológico no solo.

Na avaliação do técnico da Estação Experimental de Hortaliças, Ariel Dotto Blind, a necessidade de produção de hortaliças para o Amazonas é oportuna para os agricultores familiares por causa do crescente consumo observado nos últimos anos.

Isso se deve, em parte, porque, esta região passa por intensa modificação na paisagem urbana, palco de vários eventos, atraindo investidores, novos moradores de todo o mundo e que carregam consigo, exigências, costumes e suas predileções alimentares”, explica Blind.

Com a expansão do perímetro urbano da capital, também estão sendo avaliadas técnicas de cultivo hidropônico utilizando água do rio Solimões, com o objetivo de aprimorar as receitas dos produtores na época de cheia. O cultivo de hortaliças em sistemas de hidroponia visa o suprimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas usando a água fertilizada como substrato de cultivo e os resultados preliminares, de acordo com Inpa, são promissores.

Leia mais.

Fontes:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



20/01/2014 14:25


Artigos Relacionados


Projetos buscam aumentar produção de leite no Semiárido paraibano

É possível aumentar ao mesmo tempo a produção de alimentos e de biocombustíveis, diz José Maranhão

Preços de alimentos tendem a aumentar nos próximos anos, revela pesquisa

Centro de Altos Estudos: produção de conhecimento

Valter Pereira garante que país pode aumentar oferta de alimentos e reduzir importação do trigo

Águas da União vão aumentar produção aquícola