Projetos na Amazônia vão receber recursos da União Européia



Os três projetos selecionados para receber recursos da Comunidade Europeia, no valor aproximado de 5 milhões de euros, serão anunciados nesta quinta-feira (6), durante o Workshop Brasil-Alemanha Ano de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento, que começou nesta quarta-feira (5), celebra 40 anos de relacionamento bilateral em ciência e tecnologia. Além disso, busca identificar soluções para problemáticas ambientais e biomédicas da Amazônia.

O Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), instituto alemão de pesquisa aplicada Fraunhofer ENAS, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha.

Os premiados serão selecionados dentre dez propostas finalistas que contemplam pesquisas na Amazônia. Os recursos serão aplicados em ações de monitoramento ambiental e de atendimento na área da saúde.

O workshop reúne pesquisadores de renome nas áreas de micro e nanotecnologias e representantes de empresas, institutos de pesquisa e laboratórios governamentais.

Os projetos selecionados receberão suporte das ferramentas e soluções tecnológicas do instituto Fraunhofer ENAS e do instituto francês Leti Minatec.

O workshop conta com a participação de representantes da Casa Alemanha-Brasil de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Instituto Certi de Florianópolis, Centro de Tecnologia da Informação de Campinas (CTI), universidades locais e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), além de delegados da comunidade européia.

Fonte:
Suframa

 



06/05/2010 14:38


Artigos Relacionados


Amazônia terá fundo da União Europeia

Brasil e União Europeia fazem parceria em projetos de tecnológicos

Brasil e União Europeia investem R$ 2,4 mi em projetos de apoio a diálogos setoriais

Institutos históricos dos estados e do DF poderão receber recursos da União

Projetos sustentáveis do Fundo Amazônia receberão mais recursos

Mercosul X União Européia