Projetos voltados para a Atenção à Saúde irão receber financiamento



O Ministério da Saúde vai financiar projetos de educação pelo trabalho na área de Atenção à Saúde, elaborados por instituições de ensino superior em conjunto com secretarias de saúde municipais e estaduais

 

Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentarem projetos de educação na área de Atenção à Saúde, em conjunto com secretarias de saúde municipais e estaduais, serão financiados pelo Ministério da Saúde (MS). A iniciativa faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), ação que promove a integração entre ensino e trabalho na saúde durante a graduação. O valor a ser investido é de aproximadamente R$ 76 milhões, podendo variar de acordo com a quantidade de projetos aprovados.

Podem se candidatar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que ofereçam cursos de graduação em qualquer das 14 áreas da saúde e em Saúde Coletiva. Cada instituição deverá apresentar proposta com duração de dois anos, que se alinhe às necessidades das regiões de Saúde e às prioridades das Redes de Atenção à Saúde – como a Rede Cegonha e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Os projetos deverão ser elaborados e apresentados conjuntamente pelas instituições de ensino e pelas secretarias de saúde, que devem implementá-los em parceria. As ações devem ser desenvolvidas de forma articulada aos programas pedagógicos dos cursos. As inscrições vão até o dia 15 de abril e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.