Promulgado decreto que estende validade de vistos para os Estados Unidos



O presidente do Senado, José Sarney, que preside a Mesa do Congresso Nacional, promulgou nesta sexta-feira (26) o projeto de decreto legislativo (PDS 1034/09) que estende a validade dos vistos para viagens aos Estados Unidos de cinco para dez anos. A partir da publicação do Decreto Legislativo 76/09 no Diário Oficial da União, na próxima segunda-feira (1º), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará autorizado a ratificar o acordo internacional entre os dois países.

VEJA MAIS

A ampliação valerá tanto para brasileiros nos Estados Unidos quanto para cidadãos norte-americanos no Brasil. O período de dez anos, de acordo com o documento, passará a valer para os que viajam a turismo ou a negócios, "para ingressar, transitar, permanecer e deixar o território do outro Estado, dentro de períodos de permanência definidos em suas respectivas legislações nacionais".

O texto, de autoria do Executivo, foi relatado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

De acordo com a Constituição, após a promulgação pelo Congresso Nacional, os acordos internacionais devem ser ratificados pelos Executivos dos países envolvidos.



26/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixada dos Estados Unidos em Brasília faz mutirão para concessão de vistos

Visto para os Estados Unidos poderá ter validade de dez anos

Vistos para os Estados Unidos passarão de cinco para dez anos

Governo estuda negociar com os Estados Unidos a simplificação de vistos de trabalho, diz Mercadante

Estados Unidos emitiram mais de meio milhão de vistos a brasileiros em nove meses

MP 399 perdeu validade e decreto do Congresso vai convalidar créditos usados