Vistos para os Estados Unidos passarão de cinco para dez anos



O Plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (24) projeto de decreto legislativo (PDS 1034) que estende a validade dos vistos para viagens aos Estados Unidos de cinco para dez anos. A medida faz parte de acordo bilateral aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na última semana, segundo o qual a ampliação valerá tanto para brasileiros nos Estados Unidos quanto para cidadãos norte-americanos no Brasil. A matéria vai à promulgação.

O período de dez anos, de acordo com o documento, passará a valer para os que viajam a turismo ou a negócio, "para ingressar, transitar, permanecer e deixar o território do outro Estado, dentro de períodos de permanência definidos em suas respectivas legislações nacionais".

Relator do projeto, encaminhado à CRE pelo governo, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) argumentou a favor da proposta, que considerou oportuna especialmente do ponto de vista do turismo e dos negócios.

Também foram aprovados acordos internacionais de cooperação cultural com a Letônia (PDS 799/09) e de cooperação na área de defesa, com o Paraguai (PDS 839/09). Ambas as matérias vão à promulgação.

Empréstimos

Ainda nesta quarta-feira, o Plenário aprovou autorizações para a contratação de créditos externos (PRS 1 e 2/10) que deverão financiar parcialmente o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) e o Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) de Fortaleza (CE).

Para o primeiro, deverão ser contratados US$ 15 milhões e, para o segundo, US$ 59,4 milhões. Ambas as operações serão realizadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no início de fevereiro, as matérias vão à promulgação.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixada dos Estados Unidos em Brasília faz mutirão para concessão de vistos

Promulgado decreto que estende validade de vistos para os Estados Unidos

Governo estuda negociar com os Estados Unidos a simplificação de vistos de trabalho, diz Mercadante

Estados Unidos emitiram mais de meio milhão de vistos a brasileiros em nove meses

Visto para os Estados Unidos poderá ter validade de dez anos

Hillary Clinton está em Brasília, cinco dias após retorno de Dilma dos Estados Unidos