Pronatec alcança 5,5 milhões de matrículas



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) alcançou 5,5 milhões de matrículas. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira (5) em Brasília, durante cerimônia de assinatura do contrato de gestão entre o governo federal e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Participaram da solenidade o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

 “O Pronatec é um dos esforços do governo federal para impulsionar a educação profissional e, consequentemente, a pesquisa e a inovação no país”, destacou Mercadante. “E é também nesse contexto que nasce a Embrapii, dentro de uma estratégia global de incentivo à competitividade, à redução do desemprego e da desigualdade; é a ciência universitária articulada com o ‘chão da fábrica’, uma resposta à demanda concreta das empresas.”

 Integram o projeto-piloto da Embrapii o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro, e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai) na Bahia. Em 2014, será lançado edital para credenciamento de novas unidades.

 A Embrapii é fruto de parceria entre os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e a CNI. Foi criada para fomentar a cooperação entre empresas nacionais e instituições voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento. A organização tem como base os modelos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Sociedade Fraunhofer, instituição alemã de pesquisa aplicada.

Fonte:
Ministério da Educação



05/12/2013 18:34


Artigos Relacionados


Pronatec chega a 5,7 milhões de matrículas em dois anos

Pronatec Brasil Sem Miséria chega a 830 mil matrículas

Pronatec Brasil sem Miséria está próximo das 800 mil matrículas

Pronatec Brasil Sem Miséria ultrapassa 619 mil matrículas em dois anos

Sisu alcança 2,4 milhões de inscrições

Safra de café alcança 43 milhões de sacas