Proposta dá poder para ANP desenvolver sistema na internet informando preços praticados por postos de combustível



Com oito itens na pauta de votações, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza na terça-feira (20), às 9h, sua última reunião em 2011. Os senadores do colegiado poderão encerrar as atividades do ano aprovando o projeto de lei (PLS 353/2011) que dá poder para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) exigir que os postos do país informem o preço de todos os tipos de combustíveis que comercializam na página eletrônica da agência reguladora.

Do senador Ivo Cassol (PP-RO), a matéria é relatada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que apresentou parecer favorável na forma de um substitutivo.

De acordo com o texto, a ANP poderá exigir que cada estabelecimento revendedor varejista informe, por meio do site da ANP, o preço dos combustíveis automotivos ofertados - líquido ou gasoso derivado de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis renováveis. Os preços deverão estar atualizados para informar ao consumidor o valor efetivamente cobrado. A medida, assim, altera a lei que trata da política energética nacional (Lei 9.478/97).

Ivo Cassol ressalta que a proposta é condizente com a política energética nacional, que, entre seus objetivos, atribui à ANP a proteção ao consumidor no que se refere a preço, bem como a exigência dos agentes regulados de informações sobre revenda.

Após a decisão da CI, a matéria será encaminhada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), na qual receberá decisão terminativa.

Iara Borges e Augusto Castro / Agência Senado



16/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Postos de gasolina poderão ser obrigados a divulgar composição dos preços de cada tipo de combustível

Procon-SP abre canal de atendimento pela internet para denúncias sobre aumento de preços em postos de combustíveis

Postos de combustíveis poderão ser obrigados a informar preços na internet

Postos de combustíveis poderão ser obrigados a informar seus preços na internet

Projeto que obriga posto de combustível a divulgar preços pela internet pode ser votado pela CI

Comunicação Social do Senado divulga nota informando que vantagens indevidas e privilégios serão retirados da proposta de reforma