Proposta de Dutra assegura à União administração dos recursos minerais



Está pronta para ser incluída na Ordem do Dia proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que dá à União, detentora da propriedade dos recursos e jazidas minerais, condições de exercer plenamente a administração desses bens. Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador José Fogaça (PPS-RS) considerou-a oportuna e apresentou duas emendas para aperfeiçoar o texto.

A Constituição hoje determina que a pesquisa e lavra de jazidas e demais recursos minerais será feita mediante autorização ou concessão da União. Dutra recomenda uma revisão das concessões efetuadas desde 1995, a fim de lançar logo as bases de uma nova organização, em que as autorizações sejam feitas sempre por prazo determinado.

A mesma proposta altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para ajustá-lo ao novo modelo de concessão. A redação proposta por Dutra permite que o Executivo reveja, dentro de dois anos, todas as concessões de lavra de recursos e jazidas minerais realizadas desde 1995, com base exclusivamente no critério da legalidade da operação. Comprovada a ilegalidade da operação, os direitos e privilégios da concessão reverteriam para o poder concedente.

Em seu parecer, Fogaça diz que apóia o projeto, mas ressalva que "é preciso dar à União maior controle sobre a exploração dos recursos minerais no país". Fogaça considera igualmente importante fixar prazos para as atuais concessões, "para que se possa inaugurar o mais rapidamente possível o novo ordenamento do setor". Essa é a razão para ele ter apresentado duas emendas ao texto.



07/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC que garante propriedade da União sobre recursos minerais tem parecer favorável da CCJ

Dornelles defende proposta que busca mais recursos na União e nas empresas petroleiras

AGU assegura contratação de empresa para administração de hospital

Lindbergh critica proposta do governo sobre 'royalties' por concentrar mais recursos na União

Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins

Ana Júlia anuncia projeto que muda legislação sobre a exploração de recursos minerais