Proposta de Jefferson Péres em favor da Amazônia é lembrada na sessão



O senador Jefferson Praia (PDT-AM ), primeiro suplente que assumiu a vaga de Jefferson Péres, destacou o que considera a grande contribuição do senador para a Amazônia: a proposta de emenda à Constituição (PEC 19/00) que cria o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental, matéria que tramita na Câmara dos Deputados. Ele disse estar estudando uma forma de retomar a discussão sobre o assunto e pediu o apoio do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, nessa questão.

Jefferson Praia lembrou ainda a convivência com o senador em diversos momentos de sua vida. Destacou, da época em que foi seu aluno, na década de 80, nas disciplinas de Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira, o respeito que o professor despertava na turma.

- Era um contexto de extremo respeito ao professor Jefferson Péres. Era um silêncio total para ouvi-lo. Como aluno, isso me marcou muito - disse.

Jefferson Praia lembrou também a convivência no PDT e confessou ter discordado algumas vezes de Jefferson Péres nas discussões partidárias, mas ressaltou que sempre teve respeito por ele pela forma como tratava as questões do partido.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) disse que tinha em Jefferson Péres um grande amigo e um orientador no que diz respeito à ética e à dignidade na representação do voto popular. Tuma lembrou ocasiões em que consultava Jefferson Péres sobre questões que chegavam à Corregedoria do Senado antes de tomar decisões. O senador destacou ainda a atuação de Jefferson Perés em defesa da Amazônia.

O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do presidente do Senado para que seja votada rapidamente pelo Plenário da Casa a PEC 86/07, que determina a votação aberta nos processos de cassação de mandato de senadores e deputados. Ele disse que, para homenagear Jefferson Péres, essa seria uma das mudanças necessárias a serem realizadas no Senado. Augusto Botelho lembrou também o último pronunciamento de Jefferson Péres e disse ter ficado satisfeito pelo fato de o senador ter alertado para os riscos de internacionalização da Amazônia.

Discursando ao final da homenagem a Jefferson Péres, o senador José Nery (PSOL-PA) conclamou seus pares a se comprometerem, como forma de prosseguir homenageando o parlamentar falecido, a promover em 2009 a reforma política. De acordo com José Nery, essa era uma das causas defendidas por Jefferson Péres, que propugnava uma representação política mais ética.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da oposição anunciam voto a favor do relatório de Jefferson Péres

Jefferson Péres não acredita na internacionalização da Amazônia

Jefferson Péres foi um "gigante da Amazônia", diz Rosalba Ciarlini

JEFFERSON PÉRES: CRISE NA COLÔMBIA ALARMA A AMAZÔNIA

Sessão foi suspensa em homenagem a Jefferson Péres

Jefferson Péres deverá relatar proposta de mudança do IR na CAE