JEFFERSON PÉRES: CRISE NA COLÔMBIA ALARMA A AMAZÔNIA



A operação de combate aos narcotraficantes colombianos por tropas norte-americanas poderá levar à invasão do território brasileiro tanto por guerrilheiros quanto por militares dos Estados Unidos, de acordo com o senador Jefferson Péres (PDT-AM). Em discurso nesta quarta-feira (dia 30), em plenário, o senador considerou "alarmante" a expectativa vivida atualmente pelos cidadãos da Amazônia.
Conforme o senador, há preocupação não só com relação à eventual presença de estrangeiros nas zonas de fronteira mas também quanto às conseqüências ambientais do anunciado uso de desfolhantes (agrotóxicos pontentes) na destruição das plantações de coca, planta utilizada na fabricação de cocaína.
Os efeitos da expulsão dos guerrilheiros e narcotraficantes na Colômbia deverão se estender além da invasão do território nacional e seus danos imediatos, conforme Jefferson Péres. Ele teme que a população da Amazônia, empobrecida e com pouco margem legal para explorar os recursos naturais, seja presa fácil de narcotraficantes que ofereçam o cultivo de coca como alternativa econômica viável.
Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) disse não acreditar que os guerrilheiros e narcotraficantes se rendam depois de 30 anos com forte presença na Colômbia. Assim, ao serem combatidos com rigor, teriam a tendência a fugir para o Brasil. Cabral observou que as Forças Armadas e o Itamarati já estão tomando providências para evitar que a soberania do país seja ferida.
Na opinião de Jefferson Péres, a operação militar na Colômbia deve ser vista ainda como um alerta para a eventualidade de intromissão dos Estados Unidos na Amazônia.- Temos que manter nossas forças armadas com poder de fogo suficiente para repelir - no mínimo desestimular - um ataque dos Estados Unidos - disse Péres.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) mostrou-se pessimista em relação à preservação da integridade do território nacional, lembrando a precariedade em que se encontram as forças armadas brasileiras. Segundo Requião, há pilotos da Força Aérea morrendo por falta de manutenção nas aeronaves.
- Estamos sendo transformados em estado associado (dos Estados Unidos). O presidente Fernando Henrique está mais para presidente de Porto Rico - afirmou Requião.

30/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres: Brasil não deve interferir no conflito entre as Farc e forças militares da Colômbia

Jefferson Péres não acredita na internacionalização da Amazônia

JEFFERSON PÉRES VOLTA A LEMBRAR CRISE TAILANDESA

Jefferson Péres foi um "gigante da Amazônia", diz Rosalba Ciarlini

Proposta de Jefferson Péres em favor da Amazônia é lembrada na sessão

JEFFERSON PÉRES FALA À TV SENADO SOBRE CRISE NA AMÉRICA LATINA