Proposta de Lobão Filho muda forma de escolha dos ministros do STF



O senador Lobão Filho (PMDB-MA) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 30/08) com o objetivo de alterar o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto institui que a escolha caberá ao próprio STF, dentre três indicados: um pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); um pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e outro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, depois de receber as três indicações, o STF escolherá um deles, que deverá ser aprovado pelo Senado Federal. Após isso, o presidente da República faria a nomeação do escolhido.

Atualmente, a escolha dos ministros do STF é tarefa do presidente da República, dentre os brasileiros natos, entre 35 e 65 anos, que possuam notável saber jurídico e reputação ilibada. Antes de ser efetivada, a escolha é submetida à apreciação do Senado Federal. Devido ao caráter vitalício do cargo de ministro, os nomeados podem exercê-lo até os 70 anos, quando são aposentados compulsoriamente, por conta da idade limite de aposentadoria dos funcionários públicos determinada pela Constituição.

Na justificativa da proposta, Lobão Filho argumenta que a forma atual de escolha "vem provocando um processo de politização das indicações" para o Supremo. Com as mudanças, acredita o senador, o STF poderá decidir com maior "independência e representatividade".



11/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta muda regras para escolha e aposentadoria de ministros do STF

CCJ analisa PEC que muda forma de escolha de juízes

Simon rejeita mudanças na forma de escolha de ministros dos tribunais superiores

Lobão Filho falará sobre proposta de reforma do Regimento Interno do Senado

CABRAL ACLAMA A ESCOLHA DE MURILO MELO FILHO PARA A ABL

PSB critica forma de escolha do novo presidente do Senado