Lobão Filho falará sobre proposta de reforma do Regimento Interno do Senado
A Comissão Mista de Reforma do Regimento Comum ouvirá, na quarta-feira (17), o senador Lobão Filho (PMDB-PA), relator da reforma do Regimento Interno do Senado. O Regimento Comum rege o funcionamento do Congresso Nacional.
Os integrantes da comissão mista esperam que as atualizações que estão sendo propostas no Regimento Interno do Senado possam contribuir para a reforma do Regimento Comum.
Em entrevista à TV Senado, Lobão Filho lembrou que o Regimento Interno do Senado é muito antigo, afirmando que uma reforma das regras de funcionamento da Casa poderá proporcionar mais rapidez ao processo legislativo.
- Nós temos um processo legislativo extremamente lento, no meu entendimento, e ineficiente. É importante para essa Casa do Congresso que a gente tenha celeridade na análise dos temas aqui abordados - disse.
Lobão Filho explicou que, a fim de evitar polêmicas, sua proposta foi elaborada a partir da consolidação de sugestões dos líderes partidários, dos presidentes de comissões, dos diretores da Casa e dos senadores de maneira geral.
Entre as propostas de mudança destacadas pelo senador, está a fusão de duas comissões permanentes, o aumento da participação do parlamentar de forma individual e a diminuição do número de subcomissões.
A audiência pública com Lobão Filho está marcada para as 14h30 na sala 15 da ala Alexandre Costa.
12/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
LOBÃO PROTESTA CONTRA RIGOR DO REGIMENTO INTERNO DO SENADO
CCJ discute reforma do Regimento Interno do Senado
Sarney recebe proposta de mudança no Regimento Interno do Senado
Senado aprova primeira parte da reforma do Regimento Interno
Cancelada reunião da CCJ para analisar reforma do Regimento Interno do Senado
Comissão para Reforma do Regimento Interno agiliza procedimentos das comissões do Senado