Proposta de mudança na atuação do Ecad passa a tramitar em regime de urgência
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), urgência na tramitação do PLS 129/2012, que trata do Novo Sistema de Gestão Coletiva de Direitos Autorais e estabelece normas para o exercício das atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e de outras associações que fazem a gestão de direitos autorais.
O PLS 129/2012, resultante dos trabalhos da CPI do Ecad, também prevê que as emissoras de rádio e televisão deverão, a cada trimestre, por meio da internet, disponibilizar planilhas com a relação completa das obras musicais executadas no trimestre anterior para facilitar o controle dos direitos autorais.
O texto também transfere do Ministério da Cultura para o Ministério da Justiça todas as questões relativas à gestão dos direitos autorais no país.
Na justificativa da proposta, os senadores explicam que regras mínimas de transparência e eficiência são uma forma de assegurar o melhor funcionamento e aperfeiçoamento institucional do Ecad e das associações que o compõem.
A CPI do Ecad foi criada em junho do ano passado para investigar supostas irregularidades praticadas pela entidade na arrecadação e na distribuição de recursos oriundos do direito autoral de produções artísticas musicais, bem como as possíveis ocorrências de abuso da ordem econômica e da prática de cartel.
20/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto com possível solução para 'royalties' passa a tramitar em regime de urgência
Nova Lei de Entorpecentes vai tramitar em regime de urgência
Lei Geral da Copa pode tramitar em regime de urgência
MATÉRIAS EM REGIME DE URGÊNCIA CONSTITUCIONAL DEVEM TRAMITAR EM ATÉ 45 DIAS
Projeto para pisos salariais vai tramitar em regime de urgência
Sistema de cotas nas universidades públicas passa na CDH e pode tramitar com urgência