Proposta de novo Código de Processo Civil vai priorizar celeridade de processos, diz Luiz Fux



O presidente da comissão especial de juristas responsável pela elaboração de um anteprojeto de reformulação do Código de Processo Civil (CPC), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (23), pouco antes de começar a reunião do grupo, que a proposta que será apresentada representará um "novo paradigma", com a introdução de novas técnicas e a priorização da celeridade dos processos. Luiz Fux é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

- O principal ganho para o cidadão será a simplificação do processo, com a adoção de instrumentos como o "incidente de coletivização", por meio do qual todos os processos de mesmo teor serão julgados a partir de uma mesma sentença, que criará assim uma jurisprudência - explicou o ministro.

Outra posição adotada pelos juristas, disse Fux, é a diminuição da possibilidade de recursos em primeira instância. Com a medida, disse o ministro, o número de recursos a serem remetidos às instâncias superiores será reduzido significativamente.

Audiências públicas

O presidente da comissão de juristas disse também que, nesta sexta-feira (26), terá início, em Belo Horizonte, a série de audiências públicas nas capitais para debater a proposta e avaliar pontos do anteprojeto em que houver opiniões conflitantes. No dia 5 de março, haverá audiência pública em Fortaleza (CE) e no dia 12, no Rio de Janeiro (RJ). Será realizada também audiência em uma capital da região Norte e outra em São Paulo, nos dias 19 e 26. E uma audiência pública será realizada no Congresso Nacional.

A comissão deverá apresentar o texto final em abril. Na próxima reunião, marcada para o dia 8 de março, serão debatidas as propostas apresentadas na primeira audiência pública.



23/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo Código de Processo Civil precisa conciliar celeridade e direito à ampla defesa, diz relator na Câmara

Ministro Luiz Fux debate novo Código de Processo Civil na CCJ

Novo Código de Processo Civil poderá prever ação coletiva para processos semelhantes

Luiz Fux entrega à Câmara projeto de Novo Código de Processo Civil

Justiça promove seminário sobre proposta de novo Código de Processo Civil

Áudio| CCJ discute nesta quarta proposta de novo Código do Processo Civil