Proposta de Política Nacional de Defesa vai a Plenário
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), aprovou nesta quarta-feira (12), na forma de Projeto de Decreto Legislativo, o relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT) sobre a proposta de Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional, encaminhado pelo Presidência da República. O projeto agora deve passar pelo Plenário do Senado.
Durante a leitura de seu parecer, Jayme Campos voltou a protestar contra o fato de o Congresso Nacional não ter sido chamado a contribuir com a elaboração desses documentos estratégicos para a segurança nacional.
- O Legislativo possui corpo técnico qualificado para compor o grupo de trabalho que produziu os documentos e teria, não tenho dúvida, excelentes contribuições para o processo - disse.
O senador também ressaltou a importância de fomentar no país uma “cultura da defesa nacional”. Em sua avaliação, as duas décadas de regime militar geraram uma certa negligência no tratamento da questão.
- Essa época já é passada, e está na hora de a sociedade brasileira rediscutir o tema, sobretudo quando se desenvolvem diante de nós ameaças à segurança nacional, contra as quais o simples aparato de Defesa não pode fazer frente - observou.
Livro Branco da Defesa Nacional
De acordo com a mensagem encaminhada pelo governo (MSG 83/2012), a Política Nacional de Defesa (PND) é “o documento condicionante de mais alto nível do planejamento de defesa e tem por finalidade estabelecer objetivos e diretrizes para o preparo e o emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas do Poder Nacional”.
A Estratégia Nacional de Defesa (END), por sua vez, ainda segundo a mensagem, estabelece como fazer o que se determinou na Política. Já o chamado Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) é um documento de caráter público, por meio do qual “se permitirá o acesso à informação sobre o setor de Defesa do país”.
Seguindo uma prática incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU, o Livro Branco apresenta o “contexto do atual ambiente estratégico internacional, descrevendo o instrumento militar existente, seu relacionamento com sociedade, futuras projeções para adequação e modernização dos meios militares e estreita ligação com a indústria de defesa”. O governo assinala ainda que o documento criará “novas oportunidades para o debate sobre Defesa Nacional”.
Ainda segundo a mensagem do governo, a partir de 2012, tais documentos serão encaminhados ao Congresso Nacional a cada quatro anos, com suas respectivas atualizações.
12/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova Política Nacional de Defesa
Concluído 1º turno de discussão da proposta de Política Nacional de Defesa
Comissão examina Política de Defesa Nacional
Senadores apresentam proposta de reestruturação da Defesa Civil Nacional
Sancionada a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
Aprovada MP que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil