Proposta de retribuição por serviços ambientais continua na pauta da CMA



A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CMA) deve examinar, nesta terça-feira (18), projeto do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que estabelece retribuição por serviços ambientais decorrentes de boas práticas rurais que resultem na maior disponibilidade de água nas bacias hidrográficas do país.

Pelo projeto (PLS 142/07), o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos deverá estabelecer que os esforços dos proprietários rurais no sentido de conservar recursos hídricos devem ser levados em consideração na determinação do valor a ser cobrado pelo uso da água.

Em seu parecer favorável ao projeto, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) argumenta que o conceito de desenvolvimento sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), representa uma premissa indispensável nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, é boa a proposta de premiar, com abatimento na cobrança pelos recursos hídricos ou apoio a práticas conservacionistas, as técnicas usadas por proprietários rurais para a conservação de solo e água.

A pauta de votações inclui ainda projetos de lei com dispositivos para resguardar melhor os interesses dos consumidores, como o que trata da rescisão dos contratos de adesão pelo consumidor, de autoria do senador João Durval (PDT-BA), e o que dispõe sobre exclusividade de registro de compra de veículo na repartição de trânsito competente para o licenciamento, do senador licenciado Edison Lobão.



14/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA examina proposta de retribuição a esforços em favor da conservação dos recursos hídricos

Portos podem ser fornecedores de serviços ambientais

Pagamento por serviços ambientais está em debate

Comissão discute valorização dos serviços ambientais

Comissão debate regulamentação de ressarcimento por serviços ambientais

Aberta audiência sobre pagamento por serviços ambientais