Proposta de revisão das relações Brasil-EUA é destacada por Sarney
Em seu pronunciamento, Sarney pediu que fique registrada nos anais a íntegra do documento elaborado pela Força Tarefa Independente, patrocinada pelo Conselho de Relações Exteriores, e que é uma organização privada, sem fins lucrativos e que exerce importante influência na definição da política externa norte-americana, segundo informou. Sarney lembrou que o professor Kenneth Maxwell, diretor da Força Tarefa, é hoje o mais respeitado e influente brasilianista nos meios acadêmicos norte-americanos e suas palavras "têm sempre repercussão na imprensa e nos círculos formadores de opinião dos Estados Unidos".
Sarney ressaltou que o trabalho apresentado ao presidente Bush reconhece que o Brasil é a terceira maior democracia do mundo, com uma sociedade aberta e vigorosa; imprensa livre; sociedade civil e classe média grandes e participativas; processo eleitoral limpo e moderno e uma economia que é duas vezes maior que a da Rússia ou a da Índia. Diante disso, a Força Tarefa recomenda ao governo norte-americano que os Estados Unidos considerem o Brasil como um grande parceiro estratégico e dêem ao país tratamento condizente com tal condição. O documento afirma que o Brasil pode e deve ser um parceiro fundamental dos EUA na promoção da reforma econômica e do livre comércio; na manutenção da democracia e da abertura dos mercados e no combate ao narcotráfico, ao terrorismo e aos crimes internacionais. Por essas razões, a Força Tarefa considera de vital importância que o governo norte-americano formule uma política específica e trabalhe no desenvolvimento das áreas de interesse comum.
- Registro aqui a importância das conclusões do projeto dirigido pelo professor Kenneth Maxwell. Ali o governo norte-americano é conclamado a promover a elaboração de uma agenda clara e positiva para substituir a atual que, segundo seus autores, tem sido moldada de acordo com os interesses de grupos privados, com sérios prejuízos para a relação maior, concluiu o senador José Sarney.
17/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney saúda o futuro das relações da China com o Brasil
Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China
Harmonia entre Poderes é destacada por Lula, Sarney, Gilmar Mendes e Temer
Sarney e chanceler cubano lembram reatamento de relações diplomáticas entre Brasil e Cuba
Sarney recebe vice-presidente do parlamento chinês e lembra relações entre Brasil e China
Importância da Voz do Brasil é destacada em debate