Sarney saúda o futuro das relações da China com o Brasil



Antes de encerrar a sessão em que o Congresso Nacional recepcionou o presidente da China, Hu Jintao, o presidente do Senado, José Sarney, celebrou o convívio entre os dois países, saudando o futuro dessas relações. Ele se disse honrado em receber o governante chinês e testemunhou que o esforço de aprofundar a amizade entre os dois países está frutificando.

- Temos ainda um longo caminho pela frente, mas a presença de Vossa Excelência, hoje, aqui, demonstra que nossas almas e desejos estão à altura dessa aventura tão nobre. Saúdo a grandeza da China e o futuro de suas relações com o Brasil - afirmou.

O presidente do Senado iniciou seu discurso dizendo que todos conhecem a profunda admiração que ele devota à China, assim como a antiga amizade que o associa àquele país.

- Orgulho-me de ter sido o primeiro presidente do Brasil a visitar a China, em 1988, e de ter, desde então, juntamente com um grupo de chineses e brasileiros, defendido o estreitamento das nossa relações - disse.

O presidente do Senado disse ainda que a honra de receber Hu Jintao no Parlamento brasileiro, acompanhado de delegação ao mesmo tempo ilustre, numerosa e expressiva, é a prova de que o esforço de aprofundar a amizade entre os dois países está rendendo significativos resultados. Na delegação, ele distinguiu especialmente a presença da primeira dama da China, Liu Yongqing, que acompanha o líder chinês na visita ao Brasil.

Sarney agradeceu a presença das autoridades civis, militares e diplomáticas que atenderam ao convite para a solenidade, especialmente os ministros Gilberto Gil, da Cultura; Amir Lando, da Previdência Social; Marina Silva, do Meio Ambiente; Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia; Agnelo Queiroz, dos Esportes; Valdir Pires, da Controladoria Geral da União; e Aldo Rebelo, da Coordenação Política.



12/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China

Sarney recebe vice-presidente do parlamento chinês e lembra relações entre Brasil e China

Senado intensifica relações do Brasil com a China

CAE debate relações comerciais entre Brasil e China

Brasil investe nas relações com a China estimulando o aprendizado da língua e da cultura

Fortalecimento de relações com a China deve ampliar fluxo de asiáticos ao Brasil