Proposta exige "selo verde" para transporte e comercialização de madeira e carvão



Projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES) estabelece a exigência de selo de certificação florestal (os chamados "selos verdes") para o transporte e comercialização de madeira, lenha, carvão e "outros produtos de origem vegetal". O projeto (PLS 293/08), que tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), aguarda emendas dos outros senadores até a próxima quinta-feira (14).

A medida proposta altera a Lei 9.605/98 e estabelece pena de seis meses a um ano e multa para quem receber ou adquirir, "para fins comerciais ou industriais", produtos de origem vegetal (como madeira, carvão e lenha) sem exigir, do vendedor, a exibição de selo de certificação florestal "outorgado por entidade reconhecida pela autoridade competente". As mesmas penas são estendidas a quem vender, expuser à venda, tiver em depósito, transportar ou guardar os mesmos produtos sem o selo verde.

Na justificativa do projeto, Camata lembra que já existem sistemas internacionais e nacionais de certificação florestal, como as certificações da Forest Stewardship Council (FSC, Conselho de Manejo Florestal em português); do Programa de Credenciamento de Certificação Florestal (PCCF) e do Sistema ABNT Cerflor - Certificação de Origem de Matéria-Prima Florestal. Esse último, informa o senador, foi lançado em 2002 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com base em estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Camata argumenta que a certificação florestal garante a "sustentabilidade na produção de matéria-prima florestal", permitindo ao comprador verificar se a madeira é proveniente de florestas "conduzidas de acordo com padrões sustentáveis de manejo". Além disso, o produto que tiver o selo verde terá maior aceitação por parte dos grandes compradores do mercado internacional.

Se for aprovado na CMA, o projeto será votado, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



11/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria cria selo verde para hospitais estaduais

Aprovado selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia

São Paulo cria Selo Verde para premiar ações ambientais

CMA vota projeto que cria selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia

Ibama monitora comercialização de madeira retirada da área da usina Santo Antônio

AGU valida multa por transporte ilegal de carvão