Proposta que concede prêmio a prefeito exemplar será votada na CE



O prefeito que garantir o acesso e a permanência na escola de toda criança residente no município com idade entre sete e 14 anos, por meio da concessão da Bolsa- Escola, será agraciado com o "Prêmio João Calmon". É o que estabelece projeto do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) que será votado nesta terça-feira (dia 24) pela Comissão de Educação, em reunião marcada para as 11h30.

De acordo com a proposta, caberá ao Senado conferir a premiação, e à Comissão de Educação, com a colaboração do Ministério da Educação, aferir anualmente a lista de prefeituras que receberão o "João Calmon". A matéria será relatada, favoravelmente, pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES). Na justificativa da proposta, o autor esclarece que o senador João Calmon, já falecido, foi o grande responsável pela vinculação constitucional de verbas destinadas à educação.

Com parecer favorável do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), também será apreciado projeto da Câmara que tem por finalidade incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio. A proposta modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Para o relator, a matéria está em sintonia com a LDB, que, segundo ele, em seu artigo 35 propõe que "o ensino médio assegure aos alunos a compreensão da relação existente entre o saber, historicamente construído e criticamente apreendido, e o processo produtivo, entre o conhecimento e a produção". De acordo com Álvaro Dias, a inclusão das novas disciplinas contribuirá para dar essa percepção aos alunos.

A comissão votará também projeto de lei da Câmara dos Deputados que dá ao Aeroporto de Uberlândia (MG) o nome de Aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato e projetos de decreto legislativo que renovam ou concedem permissão para funcionamento de diversas emissoras de rádio.

23/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vota proposta de Arruda que premia prefeito exemplar

MP que concede R$ 3,256 bilhões de recursos extraordinários para cinco ministérios será votada no Plenário

PROPOSTA QUE REDUZ SESSÕES DO CONGRESSO SERÁ VOTADA NO DIA 8

PROPOSTA QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SERÁ VOTADA

PROPOSTA DE AMIN SOBRE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA NO RECESSO

Sarney: proposta de reforma administrativa está concluída e será votada em 2010