Proposta que reduz percentual da DRU na Educação é retirada da pauta da CCJ



A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 96/03, que determina a redução anual do percentual da Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre as verbas da Educação, foi retirada da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a pedido da autora da proposição, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Na reunião desta quarta-feira (19) da CCJ, o relator da matéria, senador Jefferson Péres (PDT-AM), leu seu parecer, no qual está prevista uma redução anual de 5% a partir de 2008, até a total extinção do percentual de desvinculação em 2011. Jefferson rejeitou em seu parecer a emenda 3, apresentada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que propõe a redução de percentual da DRU também sobre os recursos da Saúde.

Kátia Abreu manifestou intenção de retirar sua emenda, caso a votação da proposta que prorroga a DRU até 2011, em Plenário, seja condicionada à aprovação de projeto de Tião Viana (PT-AC), que garante verbas para a Saúde - PLS 121/07, regulamentando a Emenda Constitucional 29 - e do projeto de Marconi Perillo (PSDB-GO) que dispõe sobre recursos mínimos para a saúde (PLS 156/07).

Na opinião de Ideli, em entrevista à imprensa, os senadores de oposição tentam inviabilizar a aprovação da prorrogação da DRU, que ainda precisa ser aprovada em segundo turno pelo Plenário.



19/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa proposta que reduz percentual da DRU sobre a Educação

Governo reduz percentual de etanol que é misturado à gasolina

Projeto reduz percentual de multas sobre o FGTS

BC informa que com alta do dólar, dívida líquida do setor público reduz 0,9 ponto percentual

Proposta de recenseamento na educação básica está na pauta da CE

Uso do cartão de crédito reduz emissões de cheques sem fundo para menor percentual desde 2004