Prorrogado prazo para emendas ao projeto do novo Código Penal



VEJA MAIS

O prazo para apresentação de novas emendas ao projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012) será ampliado em cinco dias a pedido do relator da matéria, senador Pedro Taques (PDT-MT). Com a prorrogação, anunciada em Plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, as emendas serão recebidas agora até 18 de setembro.

O relatório de Taques, apresentado na terça-feira (20) à comissão especial encarregada de examinar o projeto, aumenta o rigor para a concessão de progressão de regime, estabelece novas medidas contra a corrupção e mantém o aborto e a eutanásia como crimes, entre outros pontos.

Renan Calheiros aproveitou o anúncio do novo calendário para elogiar o trabalho feito por Pedro Taques e também a comissão de juristas que elaborou o anteprojeto. O presidente do Senado destacou a "sensibilidade política e social" do substitutivo apresentado por Taques.

Renan lembrou que o relatório incorporou matérias que foram recentemente aprovadas pela Casa, como a inclusão da corrupção no rol de crimes hediondos e a responsabilização penal de pessoas jurídicas. Ele também registrou que os crimes ambientais e contra a humanidade foram contemplados no relatório.

Legislação ultrapassada

O presidente do Senado observou que a legislação penal brasileira está ultrapassada, já que o texto original é da década de 1940, não tendo acompanhado a evolução da sociedade.

Renan disse que o Senado tem se esforçado em modernizar leis importantes. Citou como exemplo o Código de Processo Civil, já aprovado no Senado e em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados, o Código Comercial e a Lei de Arbitragem, em análise no Senado. Ele se declarou honrado por presidir o Senado no momento em que tantos códigos são modernizados.

Segundo Renan, o trabalho nas leis é uma forma de responder aos anseios da sociedade.

- Tenho a convicção de que nosso esforço por um Código Penal moderno será capaz de criar melhores condições para lutar contra o crime e promover a paz social no Brasil - disse.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prorrogado prazo para votação do novo Código Penal em comissão especial

Prazo para anteprojeto de Código Penal não será prorrogado, diz Gilson Dipp

Tomás Correia pede suspensão do prazo de emendas ao projeto de reforma do Código Penal

Emendas ao projeto do novo Código Penal assimilam visões da sociedade

Novo Código Penal: comissão de juristas tem prazo adicional para apresentar anteprojeto

PROJETO DE ESTEVÃO ALTERA PRAZO PARA RECURSO NO CÓDIGO PENAL