Prorrogado prazo para votação do novo Código Penal em comissão especial
A comissão especial de senadores que analisa o projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012) terá mais tempo para debater e votar as inovações propostas. O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (29) requerimento pedindo a duplicação do prazo para a conclusão dos trabalhos.
Pelo cronograma original, elaborado pelo relator da matéria, senador Pedro Taques (PDT-MT), o parecer final da comissão deveria ser concluído até o início de outubro. Já na próxima semana se encerraria o prazo para apresentação de emendas ao projeto.
Durante audiência pública realizada no último dia 21, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, pediu pelo menos dois meses para a análise do projeto pela entidade. Pedro Taques admitiu que o cronograma era curto para o exame de um projeto que classificou como vasto e complexo.
Nesta quarta-feira (29), surgiu uma nova polêmica, com a aprovação pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) de um projeto que tipifica crimes cibernéticos (PLC 35/2012). Vários senadores se opuseram, no entanto, à sua votação no Plenário em regime de urgência, já que o projeto do novo Código Penal inclui um capítulo sobre o tema.
Os 543 artigos do projeto, elaborado por uma comissão de juristas, tratam de temas ainda considerados polêmicos, como a descriminalização do plantio e do porte de maconha para consumo próprio; a punição a motoristas embriagados; a ampliação das possibilidades do aborto legal; a tipificação da eutanásia e a criminalização da homofobia.
O PLS 236/2012 será discutido na próxima terça-feira (4) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atendendo a convite de Pedro Taques e do presidente da comissão especial, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
29/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prorrogado prazo para emendas ao projeto do novo Código Penal
Novo Código Penal: comissão de juristas tem prazo adicional para apresentar anteprojeto
Prazo para anteprojeto de Código Penal não será prorrogado, diz Gilson Dipp
Aprovado na comissão especial novo projeto do Código Penal
Comissão especial de juristas começa a desenhar proposta de novo Código Penal
Comissão especial que vai analisar novo Código Penal realiza primeira reunião