Comissão especial que vai analisar novo Código Penal realiza primeira reunião



VEJA MAIS

A comissão especial interna destinada a examinar o anteprojeto do novo Código Penal vai realizar sua primeira reunião na próxima terça-feira (7), a partir das 18h30. O texto tramita como projeto de Lei do Senado (PLS) 236/2012.

Além de a reunião formalizar a instalação da comissão, também vai permitir a eleição do presidente e do vice-presidente. No último dia 17, o presidente do Senado, José Sarney, anunciou os senadores indicados pelos blocos partidários para compor a comissão especial. O parecer da comissão será votado pelo Plenário e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. O último passo é a sanção presidencial.

Polêmicas

A proposta prevê mudanças polêmicas, como a transformação da exploração dos jogos de azar em crime, a descriminalização do plantio e do porte de maconha para consumo próprio, o maior rigor na punição a motoristas embriagados e a ampliação das possibilidades do aborto legal.

Além de várias inovações, o texto, preparado pela comissão especial de juristas que trabalhou durante o primeiro semestre, consolida toda a legislação penal do país. O relatório final foi entregue a Sarney no mês de junho. A comissão foi presidida pelo ministro Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp e teve como relator o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves.



03/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão especial vai analisar projeto do novo Código de Processo Civil

Aprovado na comissão especial novo projeto do Código Penal

Comissão especial realiza primeira reunião sobre Lei Geral da Copa

Comissão especial de juristas começa a desenhar proposta de novo Código Penal

Prorrogado prazo para votação do novo Código Penal em comissão especial

Novo Código de Processo Penal passa por segundo turno de discussão e vai à comissão especial